terça-feira, 26 de maio de 2009

Psicologia II

Após as aulas presenciais, os textos propostos e as atividades aplicadas, compreendi melhor sobre algumas palavras que eu costumava usar como “passar, transmitir” e essas, “remetem a teorias que explicam de maneira diferente sobre como nós aprendemos, não se encaixando”, conforme palavras da tutora Marcia, no que realmente acredito e gostaria de expressar.
Hoje me recordo da educação tradicional que recebi, eu escutava, copiava e tentava executar o que o professor pedia, sempre em silêncio, sem questionamento, atitude e motivação.
Conforme as palavras do autor Fernando Becker no texto “Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos” compreendi melhor as teorias do conhecimento e o processo de construção da aprendizagem quando o professor parte da curiosidade do aluno considerando seus conhecimentos já adquiridos.
Acredito que a melhor forma de conceber a relação ensino/aprendizagem é a Pedagogia Relacional, o construtivismo, onde os alunos aprendem quando constroem algum conhecimento novo. E sendo sujeito ativo aprendem mais facilmente e quando necessário podem contar com o auxílio do professor, “corresponde a um sujeito ativo, isto é, um sujeito que assimila efetivamente o que está à disposição.”
Sendo instigado, questionado e desafiado pelo professor com algumas situações problemas o aluno se vê motivado a buscar novos conhecimentos.
“O professor precisa "aprender" seu aluno. E isso que lhe dá legitimidade para ensinar. O professor que não "aprende" seu aluno não adquire legitimidade para ensinar, salienta Becker.”
De acordo com Piaget: o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Fabi, que interessante o registro de tua aprendizagem! Revelas uma apropriação importantíssima para a compreensão da noção de aprendizagem e de tudo o que está implicado nela.
As palavras, expressões, conceitos que usamos ao escrever/falar denunciam as bases epistemológicas e metodológicas às quais estamos filiados. Por isso, é preciso compreender as diferentes teorias (relacionadas a nossa àrea específica de atuação)para empregar adequadamente os conceitos e também para que os outros leiam e compreendam aquilo que realmente queremos dizer.

Em tua reflexão comentas como foi tua experiência como aluna. A partir disso, tenta pensar que teoria se relaciona com esse tipo de prática? E mais: pensando na metodologia dos Projetos de Aprendizagem, que teoria está diretamente relacionada a essa proposta?

Te aguardo para seguirmos conversando. Beijos, Rô Leffa