sexta-feira, 17 de abril de 2009

Educação Especial

Inúmeras questões teóricas de processo de inclusão têm sido discutidas por todos nós num fórum da interdisciplina, no entanto percebemos que pouco se tem feito quanto a sua aplicação na prática. Contudo todos conseguem perceber que a inclusão só se efetivará quando acontecer transformações estruturais no sistema educacional.
Na aula presencial conversamos sobre a inclusão na teoria e na prática, sobre a preparação das escolas para receber as crianças. É notória a angústia que a maioria dos professores sentem por não ter preparo nem apoio para tal inclusão.


Leituras apresentadas:

História, Deficiência e Educação Especial de Arlete aparecida Bertoldo Miranda. “A fase da negligência ou omissão, que pode ser observada em outros países até o século XVII, no Brasil pode ser estendida até o início da década de 50. Segundo Mendes (1995), durante esse tempo, observamos que a produção teórica referente à deficiência mental esteve restrita aos meios acadêmicos, com escassas ofertas de atendimento educacional para os deficientes mentais.”

Jean Itard e Victor do Aveyron: uma experiência pedagógica do século XIX e suas repercussões de Luci Banks-Leite e Izabel Galvão. Educação especial e o medo do outro: attento ai segnalati! Claudio Baptista In: BAPTISTA, Claudio. Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006.

Vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=RN7WMDSdQKI


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2 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi Fabiana,

As leitura e o vídeo te ajudaram a compreender melhor a situação? Tens alguma vivência prática que pudesse ilustrar essa sensação de angústia? Vamos continuar conversando.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

Rosângela disse...

Oi Fabiana,
Estive aqui visitando teu Portfólio...aguardo os registros de tuas aprendizagens, tuas reflexões... Beijos, Rô Leffa