sexta-feira, 17 de abril de 2009

Psicologia II

Nossa aula presencial foi desafiadora, fizemos uma atividade em grupo para complementar nossas aprendizagens sobre apriorismo, empirismo, e construtivismo, de acordo com o texto utilizado “Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos” do autor Fernando Becker. Em poucas palavras relatamos um acontecimento e este logo foi identificado por outro grupo como sendo construtivista. Existem três diferentes formas de conceber a relação ensino/aprendizagem:

  • Empirismo – Pedagogia Diretiva
    o professor fala e o aluno escuta;
    o professor dita e o aluno copia;
    o professor decide o que fazer e o aluno executa e
    o professor ensina e o aluno aprende.
    Nessa relação, o professor nunca aprende e o aluno nunca ensina.
    ESTIMULAR
    MOTIVAR

  • Apriorismo – Pedagogia Não-Diretiva
    A idéia do professor é de que o aluno aprenderá por si mesmo, sendo que ele poderá apenas auxiliar a aprendizagem do aluno, despertando o conhecimento que já existe nele.
    O professor interfere o mínimo possível.
    Qualquer ação do aluno é considerada, a priori, boa e instrutiva.
    É um trabalho a partir do laisser-faire: deixa fazer, o aluno encontrará o caminho.
    O aluno precisa amadurecer!
    “Esta epistemologia acredita que o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética” (BECKER, 2001, p. 20).
    FACILITAR
    AUXILIAR

  • Interacionismo/Construtivismo – Pedagogia Relacional
    O professor traz para a sala de aula algum material que, presume, tem significado para os alunos.
    Propõe que os alunos explorem o material.
    Esgotada a exploração do material, o professor dirige um determinado número de perguntas, explorando, sistematicamente, diferentes aspectos problemáticos a que o material dá lugar.
    Pode solicitar que os alunos representem – desenhando, pintando, escrevendo, fazendo cartunismo, teatralizando, etc. – o que elaboraram.
    A partir daí, discute-se a direção, a problemática, o material da (s) próxima (s) aula (s).
    Professor - compreende que o aluno aprende quando constrói algum conhecimento novo, precisando para isso agir e problematizar a ação.
    QUESTIONAR
    DESAFIAR


(Power point apresentado pela Prof.ª Jaqueline Picetti)


O conhecimento resulta das interações que ficam a meio caminho entre o sujeito e o objeto, dependendo dos dois ao mesmo tempo e não havendo trocas entre formas distintas (PIAGET, 1990).

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