Nossa aula presencial foi desafiadora, fizemos uma atividade em grupo para complementar nossas aprendizagens sobre apriorismo, empirismo, e construtivismo, de acordo com o texto utilizado “Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos” do autor Fernando Becker. Em poucas palavras relatamos um acontecimento e este logo foi identificado por outro grupo como sendo construtivista. Existem três diferentes formas de conceber a relação ensino/aprendizagem:
- Empirismo – Pedagogia Diretiva
o professor fala e o aluno escuta;
o professor dita e o aluno copia;
o professor decide o que fazer e o aluno executa e
o professor ensina e o aluno aprende.
Nessa relação, o professor nunca aprende e o aluno nunca ensina.
ESTIMULAR
MOTIVAR
- Apriorismo – Pedagogia Não-Diretiva
A idéia do professor é de que o aluno aprenderá por si mesmo, sendo que ele poderá apenas auxiliar a aprendizagem do aluno, despertando o conhecimento que já existe nele.
O professor interfere o mínimo possível.
Qualquer ação do aluno é considerada, a priori, boa e instrutiva.
É um trabalho a partir do laisser-faire: deixa fazer, o aluno encontrará o caminho.
O aluno precisa amadurecer!
“Esta epistemologia acredita que o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética” (BECKER, 2001, p. 20).
FACILITAR
AUXILIAR
- Interacionismo/Construtivismo – Pedagogia Relacional
O professor traz para a sala de aula algum material que, presume, tem significado para os alunos.
Propõe que os alunos explorem o material.
Esgotada a exploração do material, o professor dirige um determinado número de perguntas, explorando, sistematicamente, diferentes aspectos problemáticos a que o material dá lugar.
Pode solicitar que os alunos representem – desenhando, pintando, escrevendo, fazendo cartunismo, teatralizando, etc. – o que elaboraram.
A partir daí, discute-se a direção, a problemática, o material da (s) próxima (s) aula (s).
Professor - compreende que o aluno aprende quando constrói algum conhecimento novo, precisando para isso agir e problematizar a ação.
QUESTIONAR
DESAFIAR
(Power point apresentado pela Prof.ª Jaqueline Picetti)
O conhecimento resulta das interações que ficam a meio caminho entre o sujeito e o objeto, dependendo dos dois ao mesmo tempo e não havendo trocas entre formas distintas (PIAGET, 1990).
Nenhum comentário:
Postar um comentário