quarta-feira, 27 de maio de 2009

Educação Especial


Esta interdisciplina me ajuda perceber melhor o outro, suas diferenças, com naturalidade, sem preconceitos. Pois muitas vezes, tentando ajudar, acabamos excluindo.


Art. 2º Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos. (RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 2, de 11 de Fevereiro de 2001)


A Constituição Federal de 1988 traz como um dos seus objetivos fundamentais, “promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” (art.3º inciso IV). Define, no artigo 205, a educação como um direito de todos, garantindo o pleno desenvolvimento da pessoa, o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho. No seu artigo 206, inciso I, estabelece a “igualdade de condições de acesso e permanência na escola”, como um dos princípios para o ensino e, garante, como dever do Estado, a oferta do atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino (art. 208).

VOCÊ PODE ACOMPANHAR A MINHA CONSTRUÇÃO E O MEU APRENDIZADO, NO LINK ABAIXO.


http://dossiedeinclusaofabihahn.pbworks.com/





Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Fabi,
Deves considerar esse espaço como um lugar de registro das aprendizagens. Certamente, as atividades que vocês realizam nas diferentes interdisciplinas te proporcionam muitas aprendizagens, mas, na maioria das vezes, enfatizam a especificidade de cada área. Além disso, dadas as características de cada interdisciplina e dos conhecimentos que aborda, algumas são mais teóricas e reflexivas, outras mais voltadas para a prática, a aplicação. Aqui, no Portfólio, tens a oportunidade de estabelecer relações entre os conhecimentos de diferentes interdisciplinas, de relacionar teoria e prática, de falar sobre as dúvidas e as não-aprendizagens também!!! Produzir conhecimento implica torná-lo algo próprio, apropriar-se, tomar como seu. Para isso, é preciso ir além da atividade já produzida. É um trabalho que exige leitura, reflexão e paciência.

Aguardo novos registros de tua aprendizagem!!! Beijos, Rô Leffa