sexta-feira, 4 de junho de 2010

REALIZAÇÕES

A semana de aula foi pequena, mas com grande significado e realizações. Respeitando o tempo de cada um, percebi que houve progresso nas atividades dos alunos, alguns não conseguiam classificar os pares e ímpares. Outros, antes não tinham muito interesse pela busca de novas informações.
Na atividade do PA- Projeto de Aprendizagem, percebi o quanto é importante reincantar os alunos para construir novas aprendizagens. Alguns são muito acomodados, outros se acham detentores do saber e isso basta.
Procuro levar em consideração o que o aluno já sabe e relacionar com o saber escolar, pensando a realidade de cada um.
Desde o início do meu estágio até agora, a turma teve um crescimento considerável (um salto, conforme as palavras da regente).
Os alunos não tinham noção de espaço na utilização do caderno, não sabiam quando e se podiam virar a página ou usar outra linha. As perguntas eram frequentes sobre quando poderiam usar outra folha. Hoje isso não acontece mais, já sabem que devem iniciar uma frase com letra maiúscula, nomes de pessoas ou cidades. Usam o ponto final no final de cada frase.
Tenho apenas um aluno que ainda demonstra certa dificuldade na escrita, acredito que isso também aconteça porque ele tem problema na fala. Esse aluno tem acompanhamento na APAE, e faz reforço no turno inverso, uma vez por semana, mas sei que ele é capaz e logo estará acompanhando os demais colegas da turma, no mesmo ritmo.
Estou quase terminando o meu estágio e posso afirmar que concretizei muitos planejamentos com sucesso.

Um comentário:

Roberta disse...

Fabiana!!

Esse balanço no final do estágio é mesmo muito importante, para vermos onde acertamos e onde podemos melhorar. Já que há sempre novas ideias surgindo e novos jeitos de trabalhar.

Abraços
Roberta