quinta-feira, 10 de junho de 2010

NONA SEMANA

Esta não será a última semana, mas a primeira de muitas... novas aprendizagens e muitas construções ainda virão!
Fiquei muito surpresa com a facilidade dos alunos na aprendizagem sobre plural, singular, diminutivo e aumentativo.
Não houve um aluno sequer que disse não ter entendido e todos realizaram as atividades com muita atenção e facilidade.
Mais uma aula com todos os objetivos propostos alcançados.
Hoje também relembrei algumas das minhas atividades, uma delas salientava a importância do educador como mediador da cultura e dos saberes escolares. Considerando o saber docente como um saber social, com objetivos sociais que evoluem com o tempo e se condicionam as mudanças sociais.

O ensino é uma atividade humana, um trabalho interativo, ou seja, um trabalho baseado em interações entre as pessoas. Concretamente, ensinar é desencadear um programa de interações com um grupo de alunos, a fim de atingir determinados objetivos educativos relativos à aprendizagem de conhecimentos e à socialização. (TARDIF, Maurice. O trabalho docente, a pedagogia e o ensino. Cap. 3. p. 112 – 149.)

E concordando com Tardif, acredito que ainda buscamos na prática o que na teoria é tão evidente.
É fundamental para mim educadora, construir no cotidiano, relações de socialização.
Levando sempre em consideração a interação aluno/professor percebendo as emoções, os temores, as alegrias, bem como os bloqueios manifestados pelos alunos, a maneira de aprender de cada aluno, suas dificuldades e satisfações.
Como exemplo do meu cotidiano, posso citar o tempo de aprendizagem de cada aluno.

Um comentário:

Roberta disse...

Fabiana!!

Respeitar o tempo de aprendizagem de cada aluno é mesmo um passo muito importante. Ao percebermos que cada aluno tem seu ritmo podemos tirar o melhor proveito de cada um deles.

Abraços
Roberta