segunda-feira, 21 de junho de 2010

PROJETO DE APRENDIZAGEM COM OS ALUNOS

Grupos em sala de aula

Grupos no LABIN pesquisando
Iniciei o meu estágio com muita dedicação e responsabilidade. Dentre todas as atividades pensadas e estudadas, o PA – Projeto de Aprendizagem era uma proposta diferente e instigante, tanto para mim quanto para os alunos. É a primeira vez que os alunos trabalham com um projeto de aprendizagem, partindo da curiosidade do aluno.
Na minha arquitetura pedagógica, considerei fundamental o conhecimento do aluno, seu pensamento e contemplei as pesquisas e os registros.
Levei em consideração principalmente o desenvolvimento da pesquisa, avaliei o interesse de cada um em buscar novas descobertas e consequentemente novas aprendizagens. Procurei não induzir, mas questionar a conclusão das respostas, com o objetivo de ensinar a pensar, refletir.
Não foi fácil realizar com os alunos um PA, a maioria se dispersa com muita facilidade, qualquer movimento ou palavra engraçada é motivo para gerar um tremendo tumulto com muitas conversas paralelas.
Alguns alunos também resistem em iniciar a pesquisa no LABIN, e pedem constantemente para jogar os inúmeros jogos disponíveis na internet.
Acredito que o desenvolvimento da pesquisa em relação à busca das respostas se deu de forma lenta, por ser a primeira vez que os alunos realizaram uma pesquisa onde tinham que procuram e registrar ao mesmo tempo.
Mesmo recebendo indicações de sites, os alunos tinham dificuldade em digitá-los, dificuldade essa considerada óbvia, diante de tantas letras, barras, pontos, na escrita do endereço eletrônico.
Alguns grupos, ao buscar algumas respostas, acabaram desencadeando outras dúvidas e buscando novas aprendizagens.
A ideia principal que era despertar no aluno o interesse pela pesquisa, pelo trabalho em grupo com responsabilidade e pela reflexão crítica, foi alcançada.

Relembrando as palavras de Émile Durkheim, no texto “A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciada”, pude refletir sobre as idéias do autor em relação à sociedade e a educação.

Para Durkheim a sociedade é constituída por indivíduos que compartilham valores, crenças e normas coletivas que os mantêm integrados.
Durkheim parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem se não convivesse em sociedade, se não aprendesse hábitos e costumes de acordo com seu meio. E a educação é o meio de socialização, de transformação social, do indivíduo, das novas gerações e dependendo desse desenvolvimento se dará seu reflexo na sociedade.
E finalizando os projetos de aprendizagens realizados, concluo que o mais importante não é somente o resultado final, e sim todo o processo de construção do conhecimento.

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