domingo, 13 de junho de 2010

APRENDIZAGEM CONSTANTE


REFLEXÃO DA ÚLTIMA SEMANA
Concluí meu estágio deixando e levando grandes aprendizagens.
Mas...
De acordo com as palavras da autora Ângela B. Kleiman no texto “Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola” (2006), a escola de modo geral não se preocupa com o letramento social e sim apenas com um tipo de letramento, a alfabetização, porque direciona seu trabalho simplesmente para o método de obtenção de códigos alfabéticos, numéricos, esses por muito tempo foram suficientes para diferenciar o alfabetizado do analfabeto.
A escola ainda segue um modelo padrão de ensino e não leva em consideração o letramento social, adquirido com a família, a sociedade, eliminando assim o processo natural de desenvolvimento do ser humano.
Essa prática social que tem início a partir do momento que a criança começa interagir com seu mundo, no seu cotidiano, através de personagens nos livros, marcas de produtos, placas, TV, dentre outros, muito antes de entrar na escola, é fundamental para a construção do seu conhecimento e não podemos ignorar isso.
Segundo Kleiman (2007), o letramento não é limitado à escola, é uma situação de quem não apenas sabe ler e escrever, mas exerce as práticas sociais que usam a escrita. É essencial que a escola compreenda a importância da leitura para a formação de um cidadão crítico, responsável e participativo na sociedade.
Sendo assim, busquei considerar todas as práticas que envolvem a leitura e a escrita, num processo de aprendizagem, abandonando os métodos de aprendizado repetitivo, baseados na descontextualização.


Sei que não vou mudar o mundo sozinha, mas sei também que fiz a minha parte.


Um comentário:

Roberta disse...

Fabiana!!

Com certeza fizeste a tua parte aplicando tudo o que aprendeste no curso. Teus alunos agradecem.

Abraços
Roberta