segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Psicologia da Vida Adulta

Ao ler os textos “INTRODUÇÃO Á PSICOLOGIA DA VIDA ADULTA” das professoras Tania Beatriz Iwaszko Marques, Luciane Magalhães Corte Real, Jaqueline dos Santos Picetti, “AS OITO IDADES DO HOMEM”, segundo Erik Erikson e Transformações na Convivência Segundo Maturana de Luciane M. Corte Real, consegui entender melhor inúmeros comportamentos que presenciei de pessoas próximas e relacionar com as fases apresentadas por Erik Erikson.
A aprendizagem acontece através da interação do sujeito com o seu meio, levando em consideração o que o aluno já sabe suas curiosidades, seus anseios. Nós não aprendemos simplesmente memorizando. Aprendemos quando perguntamos, raciocinamos, refletimos e compreendemos.
Entendi que o aprendizado é individual, o aluno aprende quando encontra na relação professor-aluno a colaboração. E o processo do desenvolvimento cognitivo se dá quando o professor instiga, provoca e da ao aluno a liberdade de expressão, construindo um conhecimento racional e dinâmico. Quando a sala de aula se torna um ambiente motivador para a interação do objeto conhecimento, com colegas e professores.
Cada indivíduo é único e por isso as etapas de desenvolvimento de cada um podem acontecer em ocasiões diferentes e com ritmo próprio. “No nascimento inicia-se o desenvolvimento cognitivo e todas as construções do sujeito servem de base a outras.”

"A educação é um processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e, ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro" (MATURANA, 2001, p. 29).

Nenhum comentário: