sábado, 29 de novembro de 2008

PIE - Análise sobre os objetivos do Eixo IV

Posso afirmar que tive um crescimento considerável em relação à interpretação dos textos. Procuro sempre ler e reler, se necessário, para entender melhor e consequentemente desenvolver as minhas atividades.
Quanto à apresentação oral, ainda não me sinto totalmente segura para expressar o que sei, fico muito nervosa e acabo me atrapalhando com as palavras, principalmente quando estou sendo avaliada.
No trabalho em grupo aprendi que podemos encontrar diversas opiniões e essas devem ser aceitas e respeitadas por todos.
Estou desenvolvendo o hábito da leitura. Neste V semestre a partir dos textos propostos pelas interdisciplinas, tive a curiosidade de buscar outros autores e refletir sobre as diferentes idéias.
Estudei sobre a vida e obra de diversos autores clássicos e contemporâneos que desconhecia. Analisei e entendi inúmeros conceitos de gestão democrática, gestão financeira, vida adulta, PPP, regimento, projetos, conflitos típicos entre outros.
Busquei através dos recursos disponíveis como email, wiki, MSN, blog, sanar todas as dúvidas, contando com o auxilio dos colegas, especialmente da minha Madrinha Jucimara, professores e tutores, quando necessário.
Realizei minhas atividades com mais autonomia, respeitando e citando as fontes consultadas.
Meu aprendizado está sendo muito gratificante, contudo percebo que ainda tenho muito que aprender.

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” Paulo Freire

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Está ótima a tua reflexão, mostra um movimento crescente em relação aos objetivos iniciais e aprendizagens muito importantes, como: trabalhar em grupo, desenvolver hábitos de leitura, uso de ferramentas de comunicação para sanar dúvidas e o desenvolvimento da autonomia. Esta última é fundamental, especialmente num curso a distância. Diante de tantos avanços, fiquei curiosa para saber quais os teus objetivos para o PIE no próximo semestre? Talvez tu possa esboçar alguns e depois rever ao longo do tempo. O que achas?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie