segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Organização do Ensino Fundamental

Lendo o texto “ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA ESCOLA E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM” de Maria Beatriz Gomes da Silva, entendi com clareza que realmente o “CURRÍCULO É O CORAÇÃO DA ESCOLA” e como tal devemos zelar com cuidado para a prosperidade de todos.
Compreendi que o PPP (Projeto Político Pedagógico) e o Regimento Escolar são indicadores de uma gestão democrática onde a comunidade, pais, alunos, funcionários, professores participaram ativamente na construção de um modelo de educação que desejam seguir. O PPP tem por finalidade formar um cidadão crítico e responsável.
Numa gestão democrática podemos citar vários processos que envolvem tomadas de decisões da comunidade escolar, como: Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, Círculo de Pais e Mestres (CPM), entre outros.
Ao mesmo tempo devemos levar em consideração o aluno como parte integrante do processo de ensino/aprendizagem, incentivando e valorizando os conhecimentos já adquiridos, para a construção de novos conhecimentos.
Ao ler o texto “
Gestão democrática na e da educação: concepções e vivências”, de Isabel Letícia Pedroso de Medeiros e Maria Beatriz Luce, refleti sobre gestão da escola que acompanho. A presença da comunidade nas decisões e nas elaborações de projetos com consciência, participação e humildade resultam em ações voltadas para as necessidades reais do aluno, do professor, da escola, chegando ao objetivo da educação que é promover o homem dentro do seu contexto social e político.

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