domingo, 23 de novembro de 2008

Escola, Cultura e Sociedade

Os textos propostos e as atividades da interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade - uma abordagem sociocultural e antropológica foram consideravelmente significativas para a minha aprendizagem, construção do conhecimento e participação como cidadã em busca de um mundo melhor.
ECS é uma interdisciplina que me fez pensar e repensar sobre inúmeras concepções de educação, escola, cultura, sociedade nas antigas civilizações e relacioná-las com os dias de hoje.
A interdisciplina apresentou autores clássicos como Durkheim, Weber, Marx e autores contemporâneos Mészáros, entre outros, que eu desconhecia. Pude ler e muitas vezes reler para entender e poder fazer relação com a minha realidade, colaborando também para as demais interdisciplinas. Algumas vezes busquei a contribuição de outros autores.
Não posso deixar de citar Paulo Freire que no seu livro Pedagogia da Autonomia me fez refletir sobre a certeza de que o homem e a mulher são os únicos seres capazes de aprender com alegria e esperança e... ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção. (1996, p.22)
Meu crescimento foi significativo, como pessoa, profissional e aluna. Mudei inúmeros hábitos em relação ao tempo. Superei alguns medos e consigo ver o mundo com outros olhos. Aprendi alguns procedimentos e na prática estou tentando redigir os textos corretamente dentro das normas propostas.
Como profissional destaco as aprendizagens em relação aos valores, sentimentos e as minhas atitudes. Compreendo muitos acontecimentos que vivenciei e não entendia. Posso dizer que amadureci consideravelmente, aprendi a impor, defender a minha idéia e a ouvir quando necessário. Sei que ainda tenho muito que aprender e com a colaboração e a motivação dos professores e tutores do PEAD conseguirei fazer a diferença.

Nenhum comentário: