quinta-feira, 23 de setembro de 2010

EIXO III - TCC

Nesta postagem, as interdisciplinas contempladas serão de “Literatura Infantil e Aprendizagem”, professora Maximira e “Ludicidade e Educação”, professor Elder Cerqueira.
Achei fundamental destacar em Literatura, o texto sugerido “Capítulo 1 do livro “Literatura Infantil: gostosuras e bobices”, de Fanny Abramovich”, que enfatiza a relevância do contar e ouvir histórias na vida de uma criança e consequentemente na sua aprendizagem.

"Ler histórias para crianças, sempre, sempre... É poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, com a idéia do conto ou com o jeito de escrever dum autor e, então, poder ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de brincadeira, de divertimento..."

Aprendi que saber contar uma história faz toda a diferença para quem ouve e também para quem conta. Adentrar nesse mundo de contação de histórias é se permitir e também permitir ao outro, momentos de encantamento e imaginação. O tom de voz, a fala diferenciada de cada personagem, a mensagem que quero passar, são detalhes que devem ser valorizados.
"É ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem–estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade, e tantas outras mais, e viver profundamente, tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve – com toda a amplitude significância e verdade que cada uma delas fez (ou não) brotar... Pois é ouvir, sentir e enxergar com os olhos do imaginário! "

Perceber que através da contação de histórias podemos esclarecer inúmeras dúvidas, preconceitos, temores, diferentes etnias, e de forma prazerosa, é satisfatório. São momentos que possibilitam uma aprendizagem significativa, levando em consideração o interesse dos alunos, fugindo dos conteúdos maçantes.

Nas palavras de Fanny Abramovich:
“O ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver, o escrever...” [ABRAMOVICH, Fanny, 1995:23]

Em Ludicidade, destaco o texto “Sala de aula é lugar de brincar?” de Tânia Fortuna. De forma clara e objetiva ela nos faz entender que o ato de educar combina com a ação que é o brincar, uma forte aliada do ensino aprendizagem.
E o educador deve conciliar de forma clara os objetivos pedagógicos com os desejos e curiosidades dos alunos.
Realizamos uma atividade com sucatas, os alunos usaram a criatividade para inventar brinquedos, preservando a natureza, valorizando suas construções, reutilizando o que poderia ir para o lixo, numa interação prazerosa.

Articulando com meu TCC, as propostas das interdisciplinas citadas, do mesmo modo provocam o aluno a pensar, ter curiosidade, buscar soluções, questionar, descobrindo diferentes caminhos na construção do conhecimento, de forma participativa.


Site:
Sala de aula é lugar de brincar? Tânia Ramos Fortuna
Disponível em:
http://brincarbrincando.pbworks.com/f/texto_sala_de_aula.pdf
Acesso em: 23 de setembro de 2010.

2 comentários:

Roberta disse...

Fabiana!!

Conseguiste trazer para essa postagem a contextualização necessário, os elementos históricos citando autores estudados no terceiro eixo e ainda conseguiu articular isso com o teu TCC.

Abraços
Roberta

FABIANA-UFRGS disse...

Olá Ro.
Em todos os semestres, aprendi muito com as interdisciplinas, leituras, com as tutoras e professores. Mas, achei fundamental destacar que também “aprendi a aprender”, sempre comento que “quanto mais sei, mais percebo que ainda tenho muito que aprender”, motivando assim, uma aprendizagem constante.

Obrigada pelo carinho e atenção.
Beijos
Fabiana Hahn.