domingo, 23 de maio de 2010

Reflexão da 6ª semana de estágio

Cada semana que passa me sinto mais segura para planejar as aulas, atividades, e essa segurança reflete na aprendizagem do aluno.
Como educadora, procuro refletir sobre todas as mudanças que se fazem necessárias para que façamos da intenção à ação de tornar a escola mais humana, mais justa e mais acolhedora para quem nela busca sua formação como um bom cidadão.
Acredito que quando o educador oferece diferentes atividades, consegue conhecer melhor seu aluno, suas capacidades e dificuldades, podendo compreendê-lo e ajudá-lo.
Levo sempre em consideração a avaliação além do aspecto cognitivo, sendo necessário considerar o lado emocional, cultural, ou seja, partir do conhecimento prévio do aluno, buscando a formação integral do aluno.
A minha prática pedagógica está caracteriza como uma prática social. São momentos de desenvolvimento da criatividade, socialização com o próximo, raciocínio, respeito mútuo.
Procuro no cotidiano através das atividades e diálogos deixar claro que somente através da educação, conseguiremos alcançar o mundo que tanto desejamos. E para que isso aconteça é necessário que cada um faça sua parte, contribuindo, melhorando suas ações e consequentemente o mundo que vivemos.

“Parto da premissa de que nossa sociedade reproduz as desigualdades ao longo dos séculos com ampla participação da população, quer intencional, quer inconscientemente, seja através de ações discriminatórias ou da omissão frente às práticas discriminatórias. Dessa forma, uma reflexão sobre nossos próprios valores, crenças condutas é fundamental para entendermos as desigualdades raciais na sociedade brasileira”. (BENTO, 1998, p.7)

Um comentário:

Roberta disse...

Fabiana!!

A segurança faz com que a gente consiga planejar mais e melhor, pensando no que podemos fazer para tirar melhor proveito dos conhecimentos dos alunos.

Abraços
Roberta