sábado, 22 de maio de 2010

Plano de Atividades

Minhas intenções

Dados de Identificação

Escola Municipal de Ensino Fundamental José Felipe Schaeffer

Ensino Fundamental: 9 anos

Turma: 2º ano C Ano: 2010

Regente: Iara Dimer Maggi Scheffer

Número de alunos: 22


Metodologia
O método para desenvolver a arquitetura pedagógica será o de observação e análises. Seguindo uma estrutura de problematizar e pesquisar. Em atividades que permitam a construção coletiva de conhecimentos, fundamentados no diálogo, respeito, onde o educador também aprende ao ensinar.

Na troca de informações, oportunizando para o aluno, a responsabilidade da autoria do seu texto, assumindo o papel do sujeito ativo. Sugerimos a construção de um blog coletivo, onde os alunos poderão ter acesso a outras perguntas, podendo assim sanar as dúvidas e confirmarem as certezas.

Objetivos
Oportunizar situações de socialização e aprendizagens significativas aos alunos, auxiliando o desenvolvimento afetivo e cognitivo, aperfeiçoando a expressão oral, escrita e raciocínio lógico.

Desenvolver a sensibilidade, a memória e a imaginação, incentivando a busca do conhecimento para fazer sua própria leitura do mundo.

Desenvolver a autonomia, objetivando a formação de um cidadão crítico, responsável e atuante na sociedade.

Justificativa
Desenvolver no aluno competências e habilidades que contribuam para a construção do seu conhecimento de forma eficaz, expandindo no universo cultural de forma crítica e consciente.


"Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não poder ser neutro, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo. Não posso ser professor a favor de quem quer que seja e a favor de não importa o quê.” (FREIRE, 1998, p.115)

De acordo com Paulo Freire, o educador deve ministrar as atividades propostas em conjunto com os alunos, através do diálogo, respeitando as diferenças.


Avaliação
A avaliação é diária e contínua. Sendo a observação o critério fundamental, onde se percebe o desenvolvimento de cada aluno.




2 comentários:

Roberta disse...

Fabiana!!

O portfólio é um local para postar tuas reflexões e aprendizagens referente ao estágio e não as atividades propostas.

Abraços
Roberta

FABIANA-UFRGS disse...

Sim querida. Eu e a Carine planejamos juntas e achamos importante postar essa. Só para ficar registrado aqui. Concordo com você. Abração.