quinta-feira, 20 de maio de 2010

5º Semana muito significativa

REFLEXÃO DA SEMANA

Esta semana senti a necessidade de conversar e questionar mais do que nas outras sobre o respeito ao colega e aos professores.
Às vezes tenho a impressão que alguns pais transferem a total responsabilidade da educação do filho para o professor. Ficando assim a culpa por qualquer acontecimento, do professor.
Concordando com Paulo Freire e suas concepções de diálogo, realidade, leitura do mundo, diariamente conversamos sobre as boas maneiras com os colegas, professores, família, e as curiosidades que surgem. Citamos alguns acontecimentos na fila do lanche, na entrada e saída da aula, na maneira de expressar os sentimentos, no respeito ao outro.
Meu objetivo principal é fazer o aluno pensar, através do diálogo, da reflexão.
Nesta semana muito se falou sobre diferenças físicas e os sentimentos das pessoas em relação ao comportamento agressivo entre os alunos – Bullying, apelidos indesejados e maldosos.
Nas atividades propostas, em grupo ou individual, procuro avaliar constantemente se o aluno foi capaz de realizar com facilidade ou não, se precisou de ajuda ou tentou resolver sozinho, mesmo que tenha errado algo.
Estou muito satisfeita com a minha turma, mas ainda não atingi todos os meus objetivos em relação à autonomia do aluno e o respeito ao outro.
De acordo com os estágios de Piaget, os alunos se encontram no Operatório-Concreto (7 a 11 anos), ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração.
É um processo de construção, e o mais importante é que estamos no caminho certo!

Um comentário:

Roberta disse...

Fabiana!!

Temos mesmo que fazer nossos alunos pensarem e serem atuantes na sua aprendizagem.

Abraços
Roberta