quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Linguagem e Educação

Esta interdisciplina me fez entender o que significa letramento e o quanto é importante para a vida de um ser humano as relações que vão além do saber ler e escrever. Fazendo relação com as práticas sociais, não só do meio em que estamos inseridos, mas de diversos grupos, “fazendo a leitura do mundo”.
É necessário ensinar o aluno a pensar, para que ele compreenda não apenas as letras e formule palavras, mas seja um cidadão autônomo e atuante em tudo que faz.

“Dizer que somos seres falantes significa dizer que temos e somos linguagem, que ela é uma criação humana (uma instituição sociocultural), ao mesmo tempo que nos cria como humanos (seres sociais e culturais). A linguagem é nossa via de acesso ao mundo e ao pensamento, ela nos envolve e nos habita, assim como a envolvemos e a habitamos”. Marilena Chauí

Segundo a autora Kleiman, o letramento não é limitado à escola, é uma situação de quem não apenas sabe ler e escrever, mas exerce as práticas sociais que usam a escrita. É essencial que a escola compreenda a importância da leitura para a formação de um cidadão crítico, responsável e participativo na sociedade.
Na atividade proposta de uma narrativa da criança, percebi que as situações são criadas e recriadas várias vezes, até satisfazer o que realmente deseja contar, “Adquirir a fala, por sua vez, é um passo transformador em termos cognitivos, uma vez que é a linguagem que organiza o pensamento”. “Aos poucos elas vão saber separar o real da fantasia”.
E ao educador cabe a responsabilidade de desvendar a melhor forma de cultivar esse momento de aprendizagem significativa.


Referências:
GURGEL, Thais. Tem um monstro no meio da história. In: Revista Nova Escola. Agosto, 2009.
KLEIMAN, A.B., Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. 2006.
KLEIMAN (2007), na UFSM (RS), e de artigo de Dalla Zen e Trindade (2002). [Fontes das imagens: www.letramento.iel.unicamp.br e google.com.br.]

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