quinta-feira, 5 de novembro de 2009

LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais

Essa interdisciplina me proporcionou inúmeras descobertas, a língua de sinais não é única para todos como eu pensava, ela é diferente em cada país, cada um com suas particularidades.
Sempre observei o alfabeto de LIBRAS com muita curiosidade, não conseguia imaginar a maneira de dialogar com outra pessoa, usando os sinais que pareciam insuficientes para expressar os sentimentos.
Na aula presencial conheci a professora Carolina, uma pessoa muito simpática e comunicativa, usando a língua de sinais ela nos passou uma mensagem muito positiva, percebi o quanto é importante conhecer o alfabeto e dialogar sem preconceitos com as pessoas surdas.
Consegui falar o meu nome usando os sinais, parece pouco, mas fiquei encantada com a atividade realizada e a disposição da professora ao ensinar. Eu sempre tive receio em tentar conversar com uma pessoa surda, pois imaginava que poderia deixá-la constrangida e ao mesmo tempo eu ficaria decepcionada.
Hoje, diante de leituras e vídeos propostos pela interdisciplina, posso afirmar que minha opinião é outra, já conversei com algumas pessoas surdas e me fiz entender, foi uma conquista. Entendi que usava a nomenclatura "surdo-mudo" erradamente quando me referia a uma pessoa surda. Pretendo dar continuidade as descobertas em relação a LIBRAS, através de novas leituras e contatos.

Leituras:

STROBEL, Karin. História da educação de surdos. 2008 (Desenvolvimento de material didático ou instrucional. Curso de Letras-Libras à distância). 2008, p. 32


2008 – Curso de graduação em Letras/Libras, licenciatura e bacharelado, coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina, sendo a UFRGS em Porto Alegre, um dos pólos. No total há 15 pólos, em diferentes cidades brasileiras.
http://www.libras.ufsc.br/


Sites:

2 comentários:

By Benites disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
By Benites disse...

Fabiana!
Que bom ver tuas descobertas com esta interdisciplina.
Mas me chama atenção o fato de ser a a única neste semestre.
Sabes o quanto é importante estes registros para você.
Penso que devias fazer uma análise do que já foi tratado nas outras interdisciplinas e postar algumas reflexões.
Vou aguardar para poder conversar como você.
Ok.
Benites