sábado, 7 de novembro de 2009

EJA – Educação de Jovens e Adultos

Sabemos que não existe idade própria para aprender, porém todo o ensino sempre foi voltado para crianças. A EJA nunca foi prioridade.
Após a leitura do Parecer CEB no 11/2000 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, entendi a diferença da EJA e do supletivo, pois imaginava que eram modalidades iguais.
Conheci conceitos e funções importantes, diferente do que eu imaginava a EJA não é uma segunda oferta de escolarização para pessoas que por algum motivo não conseguiram concluir seus estudos.
Entendi que a EJA é uma modalidade de ensino que engloba alfabetização de jovens, educação básica do ensino fundamental e médio.
Tendo como finalidade, uma educação baseada no respeito do diferente, da diversidade, podendo o aluno aprender constantemente de forma individual e coletiva, enfrentando problemas e encontrando soluções de maneira crítica e responsável.

Destaco a importância de o educador conhecer o perfil de seus educandos, jovens, adultos ou idosos, considerando suas características, interesses, condições de vida e de trabalho. Respeitando também o tempo de cada um no processo de aquisição do conhecimento e adequando os espaços e materiais didático-pedagógicos conforme a necessidade.

[...] ter o direito a ser igual quando a diferença nos inferioriza e o de ser diferente quando a igualdade nos descaracteriza. (SANTOS, 2004)

Parecer CEB no 11/2000 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos . Relator: Carlos Roberto Jamil Cury

http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo7/eja/Parecer%20CEB%2011.2000_Diretrizes%20Curriculares%20da%20Educacao%20de%20Jovens%20e%20Adultos.pdf


Um comentário:

By Benites disse...

Fabiana!

Sabemos que em qualquer idade que o conhecimento nos traz prosperidade em nossa comunidade.
Nas crianças elas se integram socialmente com seus amigos e colegas, falam dos seus interesses.
Já no EJA podem estar em sala de aula alunos de várias idades e experiências.
O EJA deve ser cada vez mais pesquisado e melhorado, pois dignifica a educação deste jovem adultos e às vezes não tão jovens.
O que você acha disto, é correto afirmar isto?
Benites