domingo, 8 de novembro de 2009

Didática, Planejamento e Avaliação

De acordo com as palavras de Maria Bernadette Castro Rodrigues:
“Planejar, é a constante busca de aliar o “pra que” ao “como”, através do qual a observação criteriosa e investigativa torna-se, também, elemento indissociável do processo”.
Entendi que o processo de planejamento deve acontecer de forma crítica. Pensando a prática e refletindo sobre as experiências decorridas. Da mesma forma a avaliação é fundamental para reorientar a prática.
Não devendo ser o planejamento um mero instrumento de controle, mas sim, um instrumento onde o educador direciona as ações educativas.
Diante das palavras de Paulo Freire, na Pedagogia do Oprimido: “ninguém educa ninguém, como tampouco ninguém se educa a si mesmo: os homens se educam em comunhão, mediatizados pelo mundo.” (1987, p.69).

O educador deve rever sempre sua prática pedagógica, planejar é essencial a vida. E nesse planejamento é muito importante valorizar todo o conhecimento que o aluno traz para a sala de aula, questionando seus interesses e suas idéias.
Depois de conhecer o aluno, suas curiosidades e ações, posso através de atividades com desenho, leitura, teatro, pintura, despertar a iniciativa própria de buscar novos conhecimentos, novas descobertas, tornando-o autônomo.
No texto “O menininho”, de Helen Buckley, percebi que o aluno teve seu desenvolvimento afetado, ele era um mero espectador, sem participar ativamente das aulas.

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” Paulo Freire

Um comentário:

By Benites disse...

Fabiana!

Com adequar esta tua citação " E nesse planejamento é muito importante valorizar todo o conhecimento que o aluno traz para a sala de aula, questionando seus interesses e suas idéias" e ao mesmo tempo continuar no planejamento dos conteúdos de uma disciplina?
Como planejar esperando talvez o inesperado das idéias dos alunos?
Aguardo.
Benites