domingo, 21 de novembro de 2010

EIXO VIII - Estágio Docente

Através do estágio curricular, tive a oportunidade de conhecer melhor a realidade escolar, o que favoreceu as minhas reflexões sobre o fazer docente e as diferentes formas de integração entre a teoria e a prática.
Tendo como fundamentação teórica Freire, Piaget, Becker, Magdalena e Costa, Tardif, Maturana, Marques, Paré, entre outros, com diferentes ideias que muito contribuíram para esclarecer as questões apresentadas no cotidiano, buscando um fazer pedagógico mais dinâmico e transformador.

O amor é a emoção que constitui o domínio de condutas em que se dá a operacionalidade da aceitação do outro como legítimo outro na convivência, e é esse modo de convivência que conotamos quando falamos do social (Maturana, 1998,p. 23).
Maturana resgata a vida, o amor, como centro de todos os processos para melhorar a convivência. A linguagem se fundamenta nas emoções. Essas leituras me ajudaram a entender melhor as relações entre as pessoas, o tempo de cada um, a autonomia.
Paulo Freire nos provoca a refletir sobre a importância da educação para a libertação, desenvolvendo diferentes métodos e oportunizando uma educação crítica, reflexiva, questionando a realidade, na interação e cooperação. A proposta do projeto de aprendizagem que realizei com meus alunos, considerou esses diferentes conceitos e promoveu uma aprendizagem constante. Numa construção do conhecimento, conforme a teoria de Piaget e as etapas do desenvolvimento cognitivo.
De acordo com Becker (1992) “[...] o sujeito humano é um projeto a ser construído; o objeto é, também, um projeto a ser construído. Sujeito e objeto não têm existência prévia, a priori: eles se constituem mutuamente, na interação. Eles se constroem.”

A proposta dos Projetos de Aprendizagem confirmou um ponto de vista, que a aprendizagem se dá a partir de uma educação problematizadora, na construção e reconstrução constante do conhecimento.
Como educadora percebo que o processo de ensino-aprendizagem depende da disposição diária de ambas as partes, educando/educador. Onde o educador aprende ao ensinar e o aluno ensinar ao aprender, proporcionando momentos de troca, que valorizam as particularidades dos envolvidos.
Trabalhar com anos iniciais e planejar de acordo com a necessidade de cada um, não é fácil, envolve muita dedicação e vontade de fazer diferente. Proporcionar situações de ação, cooperação, reflexão, requer do educador planejamento, conhecimento, pois o saber precisa estar vinculado ao fazer.
Entendo que o conhecimento é uma conquista que nunca chega ao fim, por isso devo sempre aprender o meu aluno, buscar entender o que ele quer e com ele ensinar e aprender, numa troca recíproca e constante.
É relevante citar que a aprendizagem deve ser pensada para além da comunidade escolar, numa construção social. No cotidiano da sala de aula, nas diferentes atividades propostas, busquei a interação, a cooperação, o respeito mútuo, a reflexão, onde o educando foi sujeito ativo da própria aprendizagem.



Referências bibliográficas:
BECKER, Fernando. O que é construtivismo? Revista de Educação AEC, Brasília, v. 21, n. 83, p. 7-15, abr./jun. 1992. Disponível em: http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo6/psicologiaii/construtivismo.html

Acesso em: 16 de dez. 2010.

MATURANA, Humberto. Emoções e Linguagem na Educação e na Política. Belo Horizonte: UFMG, 2002. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/7010173/Humberto-Maturana-EmoCOes-e-Linguagem-Na-EducaCAo-e-Na-PolItica

Acesso em: 16 de dez. 2010.

4 comentários:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

estou aguardando a tua postagem final para deixar meu último comentário (oficial) no teu blog. :)
Um grande beijo e até breve!
Profa. Nádie

Nadie Christina disse...

Oi Fabiana,

é possível identificar a influência dos diversos autores citados dentre as certezas que tu construiu a partir da experiência de estágio. Como está nas entrelinhas, idealmente, eu te pediria para deixar mais "evidente" as contribuições de cada um. Mas, já que estamos fechando o eixo e o curso, deixarei apenas como observação que sempre é bom dar o máximo de clareza ao texto.
Um grande beijo e um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

FABIANA-UFRGS disse...

Olá professora Nádie.

Complementei minha postagem, falando sobre alguns autores e o quanto foram e ainda são importantes no meu fazer docente.

Obrigada por tudo.

Grande abraço.

Nadie Christina disse...

Oi Fabiana,

ficou ótima a tua complementação com algumas das contribuições mais significativas dos autores mencionadoss e as implicações destas na tua ação pedagógica. Meus parabéns, tanto pela qualidade da reflexão, quanto pelo esforço em buscar sempre atender àquilo que foi solicitado.
Foi um verdadeiro privilégio ser tua professora e já é com uma pontinha de saudades que deixo este último comentário.
Um grande beijo e um carinhoso abraço,
Profa. Nádie