quarta-feira, 17 de novembro de 2010

EIXO VII - Reflexão

As interdisciplinas do VII semestre, tanto quanto as anteriores, precisam ser constantemente relembradas, pois falar em “Didática, Planejamento e Avaliação” no fazer docente é fundamental. A professora Luciana Picolli, nos oportunizou momentos de reflexão nos textos apresentados e conversas realizadas através dos grupos de trabalhos, fórum e bate-papos informais.
A relevância de aliar o "para quê" ao "como" é fundamental, pois o planejamento é essencial ao ser humano. Ficou evidente na minha prática, que a realidade do aluno está vinculada à sua aprendizagem, tornando-se mais expressiva, pois contribui de fato para uma reflexão crítica e participativa, “preparar cidadãos e cidadãs para compreender, julgar e intervir em sua comunidade, de uma forma responsável, justa, solidária e democrática” (Santomé, 1998. p.4).
De acordo com as palavras do texto “Paulo Freire: a leitura do mundo”, escritas por Frei Bettto, [...] O trabalho humaniza a natureza e, ao realizá-lo, o homem e a mulher se humanizam. [...] Ensinou a Ivo que a leitura de um texto é tanto melhor compreendida quanto mais se insere o texto no contexto que Ivo extrai o pretexto para agir.
Na interdisciplina de “Educação de Jovens e Adultos – EJA”, ministrada pelas professoras Anézia Viero e Carmen Brunel, a mensagem de que não existe uma receita pronta e o aluno aprende quando participa, através de suas próprias ações, com diálogo em todos os momentos entre educador e educando, foi entendida com clareza. Mesmo sendo uma categoria organizacional, com finalidades e funções específicas, a interação, e o respeito mútuo são fundamentais.
Em relação à especificidade cultural, a EJA se destaca pela diversidade dos alunos, cada um com suas particularidades, alguns com uma trajetória de vida mais experiente, outros não, pela diferença de idade. Para Marta Kohl de Oliveira “a escola voltada à educação de jovens e adultos, portanto, é ao mesmo tempo um local de confronto de culturas”.

Na interdisciplina de “Linguagem e Educação” com a professora Patrícia Camini, refletimos sobre o modelo padrão de ensino que a escola segue.
Nas palavras da autora Ângela B. Kleiman no texto “Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola” (2006), entendeu-seque a escola não se preocupa com o letramento social e sim apenas com um tipo de letramento, a alfabetização, porque direciona seu trabalho simplesmente para o método de obtenção de códigos alfabéticos, numéricos, e esses por muito tempo foram suficientes para diferenciar o alfabetizado do analfabeto. Sem levar em consideração o letramento social, adquirido com a família, a sociedade, eliminando assim o processo natural de desenvolvimento do ser humano.
Articulando com meu TCC, fica evidente a necessidade de abandonar os métodos repetitivos, linguagem particular, baseados na descontextualização. O uso de temas geradores na prática pedagógica, contribui para a construção de uma educação libertadora, onde alunos e professores estão comprometidos com a transformação social, considerando os interesses e as curiosidades da maioria, fortalecendo com isso a da cidadania.

Referências:
FERREIRA, Lucinete. O contexto da prática avaliativa no cotidiano escolar. In:_____. Retratos da avaliação: conflitos, desvirtuamentos e caminhos para a superação. Porto Alegre: Mediação, 2002. P.39-61.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. As origens da modalidade de currículo integrado. In:______. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, p.9-23.
JAPIASSU, Hilton. A questão da interdisciplinaridade. Revista Paixão de Aprender. Secretaria Municipal de Educação, novembro, n°8, p. 48-55, 1994.
TRINDADE, Iole Maria Faviero. Não há como alfabetizar sem método? - no prelo.
TRINDADE, Iole Maria Faviero. GERMANO, Letícia. Olhares sobre a experiência docente.

Um comentário:

Roberta disse...

Fabiana!!

Conseguiste relacionar a maioria das interdiscplinas desse semestre com o TCC mostrando assim que ele foi construído a partir de tuas experiências e vivências no curso.

Abraços
Roberta