sexta-feira, 29 de outubro de 2010

EIXO VI

Articulando as interdisciplinas do VI semestre com meu TCC, começo com a “Psicologia II”, ministrada pela professora Jaqueline Picetti. No texto de Fernando Becker “Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos”, compreendi as teorias do conhecimento e o processo de construção da aprendizagem.
A relevância da aprendizagem, quando o educador considera os anseios, as curiosidades do educando, instigando-os a construírem uma aprendizagem significativa e prazerosa. O professor precisa "aprender" seu aluno. E isso que lhe dá legitimidade para ensinar. O professor que não "aprende" seu aluno não adquire legitimidade para ensinar, salienta Becker.
No texto, “Epistemologia Genética” de Tania B. I. Marques e “O que é construtivismo” de Fernando Becker, pensei no conceito de “ação” como promotora de aprendizagem.
De acordo com o Projeto de Aprendizagem, são relevantes as palavras de Piaget, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Numa atividade fundamentada no diálogo, na cooperação, na reflexão, no respeito mútuo, o processo de construção do conhecimento se dá de forma igual para o educando e o educador, onde em diferentes situações problemas, ambos aprendem constantemente.
Nas demais interdisciplinas, “Educação Especial”, “Filosofia da Educação”, “Sociologia e História” e “Seminário Integrador VI”, destaco a necessidade de uma escola, com um currículo que valorize os interesses e as particularidades de cada educando, libertando-os do egocentrismo e desfazendo pré-conceitos sobre diferentes culturas, etnias, ancestralidade, auto-estima, sucesso ou fracasso escolar, discriminação racial e social, deficientes físicos.
Na “Educação Especial” com a orientação do professor Claudio Baptista e a tutora Maria José (Zezé), enfatizo a atividade "Dossiê de Inclusão" disponível em:
http://dossiedeinclusaofabihahn.pbworks.com/, com inúmeros momentos de reflexões sobre o cotidiano de um aluno com deficiência física e aprendizagens significativas sobre as singularidades e o respeito ao próximo.

Referências:
BECKER, Fernando. O que é construtivismo? Revista de Educação AEC, Brasília, v. 21, n. 83, p. 7-15, abr./jun. 1992. Disponível em:
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo6/psicologiaii/construtivismo.html
Acesso em: 29 de out. de 2010.

MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Epistemologia genética e construção do conhecimento. Disponível em:
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo6/psicologiaii/epistemologia_genetica_e_construcao_do_conhecimento.pdf
Acesso em: 29 out. 2010.

EM BUSCA DE UMA ANCESTRALIDADE BRASILEIRA - Daniel Mundurucu
Disponível em:
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo6/etnico_raciais/texto_daniel_munducuru.pdf
Acesso em 29 de out. de 2010.
Esse texto faz parte da seguinte publicação:
PREFEITURA DE ALVORADA. Secretaria Municipal de Educação. FAZENDO ESCOLA, vol. 02, ano 2002, p. 40-42.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

SI IX - EIXO V

No Seminário Integrador V, contamos com a mediação da professora Nádie e Marie Jane para desenvolvermos uma atividade instigante e envolvente, o “PA - Projeto de Aprendizagem”, http://preferenciasmasculina.blogspot.com/.
Realizado em grupo, foi uma proposta que me fez pensar melhor no verdadeiro papel do aluno e do professor no processo de construção do conhecimento.
Entendi que uma aprendizagem significativa, além de contar com a motivação do professor em saber fazer o aluno aprender, está sujeita ao interesse do aluno, sendo fundamental levar em consideração seu conhecimento prévio, anseios e curiosidades.
Tive a oportunidade de conhecer a proposta do PA e nela perceber que, estamos sempre aprendendo e renovando nossa autoria, de maneira autônoma e responsável.
Outra interdisciplina e tão fundamental quanto às demais, foi “Psicologia da Vida Adulta”, ministrada pela professora Jaqueline Picetti.
Na leitura do texto proposto, “Introdução à Psicologia da Vida Adulta” da Dra Tania Beatriz Iwaszko Marques, Dra Luciane Magalhães Corte Real, Jaqueline dos Santos Picetti, percebi que diante de comportamentos que evidenciam diferentes interesses, torna-se fundamental conhecer os alunos e entender que cada indivíduo é único.
Articulando com meu TCC, as interdisciplinas citadas são de extrema relevância, o Seminário possibilitou conhecer a metodologia de desenvolvimento na prática. A Psicologia, as etapas do desenvolvimento humano e as diferentes possibilidades de aprendizagem de cada um.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

EIXO IV – SI IX

Relendo minhas postagens e os comentários dos professores, na Interdisciplina do Seminário Integrador IV, afirmo que a aprendizagem se deu de forma muito significativa.
Nas palavras do professor Antônio Falcetta:
“[...] Considera que adiante esses registros serão importantes para a tua auto-análise e para a produção do teu trabalho de conclusão. Daí a necessidade de postagens sistemáticas, como vens fazendo, porém com a anotação de conceitos e conteúdos teóricos, com a indicação de textos, páginas, autores, que possam ser buscados quando tiveres de organizar no teu portfólio resultados e conclusões. [...] comentários objetivos, referências teóricas, sínteses de leituras, relato de experiências e, importante, questões levantadas por ti para a tua investigação.” (Antônio, 08 abril de 2008, disponível em: A Importância da Comunicação - comentários
).


Fui questionada sobre a forma correta de registrar esses momentos de crescimento pessoal e profissional. Fui instigada a demonstrar claramente a minha maneira de interpretar os textos e extrair deles os ensinamentos para a prática. Aprendi que podia ter um olhar mais crítico, diante das ações e reflexões vivenciadas.
Cito a atividade “Plano Individual de Estudo - PIE”, onde destaquei como principal objetivo, a clareza nas apresentações orais, pois acredito que é fundamental se fazer entender. E hoje, diante dos comentários que recebo, sei que consigo organizar e apresentar com mais segurança meus objetivos.
Para nós educadores e igualmente para os educandos, a autoconfiança é fundamental na construção do conhecimento.
Articulando com meu TCC, enfatizo a relevância do texto “Perguntas Inteligentes: O que é isto?”, extraído do livro Internet em Sala de Aula (MAGDALENA; COSTA, 2003).
Uma metodologia fundamentada nos interesses do educando, uma ação com o meio em que estão inseridos, objetivando autonomia e autoria na construção do conhecimento, competindo ao educador à mediação desta aprendizagem.

Referências:
MAGDALENA, Beatriz C. e COSTA, Iris E.T. Internet em Sala de Aula: com a palavra os professores. Porto Alegre : Artmed, 2003.