sexta-feira, 29 de outubro de 2010

EIXO VI

Articulando as interdisciplinas do VI semestre com meu TCC, começo com a “Psicologia II”, ministrada pela professora Jaqueline Picetti. No texto de Fernando Becker “Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos”, compreendi as teorias do conhecimento e o processo de construção da aprendizagem.
A relevância da aprendizagem, quando o educador considera os anseios, as curiosidades do educando, instigando-os a construírem uma aprendizagem significativa e prazerosa. O professor precisa "aprender" seu aluno. E isso que lhe dá legitimidade para ensinar. O professor que não "aprende" seu aluno não adquire legitimidade para ensinar, salienta Becker.
No texto, “Epistemologia Genética” de Tania B. I. Marques e “O que é construtivismo” de Fernando Becker, pensei no conceito de “ação” como promotora de aprendizagem.
De acordo com o Projeto de Aprendizagem, são relevantes as palavras de Piaget, o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio. Numa atividade fundamentada no diálogo, na cooperação, na reflexão, no respeito mútuo, o processo de construção do conhecimento se dá de forma igual para o educando e o educador, onde em diferentes situações problemas, ambos aprendem constantemente.
Nas demais interdisciplinas, “Educação Especial”, “Filosofia da Educação”, “Sociologia e História” e “Seminário Integrador VI”, destaco a necessidade de uma escola, com um currículo que valorize os interesses e as particularidades de cada educando, libertando-os do egocentrismo e desfazendo pré-conceitos sobre diferentes culturas, etnias, ancestralidade, auto-estima, sucesso ou fracasso escolar, discriminação racial e social, deficientes físicos.
Na “Educação Especial” com a orientação do professor Claudio Baptista e a tutora Maria José (Zezé), enfatizo a atividade "Dossiê de Inclusão" disponível em:
http://dossiedeinclusaofabihahn.pbworks.com/, com inúmeros momentos de reflexões sobre o cotidiano de um aluno com deficiência física e aprendizagens significativas sobre as singularidades e o respeito ao próximo.

Referências:
BECKER, Fernando. O que é construtivismo? Revista de Educação AEC, Brasília, v. 21, n. 83, p. 7-15, abr./jun. 1992. Disponível em:
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo6/psicologiaii/construtivismo.html
Acesso em: 29 de out. de 2010.

MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Epistemologia genética e construção do conhecimento. Disponível em:
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo6/psicologiaii/epistemologia_genetica_e_construcao_do_conhecimento.pdf
Acesso em: 29 out. 2010.

EM BUSCA DE UMA ANCESTRALIDADE BRASILEIRA - Daniel Mundurucu
Disponível em:
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo6/etnico_raciais/texto_daniel_munducuru.pdf
Acesso em 29 de out. de 2010.
Esse texto faz parte da seguinte publicação:
PREFEITURA DE ALVORADA. Secretaria Municipal de Educação. FAZENDO ESCOLA, vol. 02, ano 2002, p. 40-42.

6 comentários:

Roberta disse...

Fabiana!!

Vejo que a cada postagem tu traz novas reflexões e aprendizagens ocorridas durante o semestre.
Espero que essas visitas tenham te ajudado no TCC.

Abraços
Roberta

FABIANA-UFRGS disse...

Olá Roberta.

Com certeza, todas as visitas contribuiram para a realização do meu TCC.

Obrigada.

Abraços.

Nadie Christina disse...

Oi Fabiana,

estão realmente muito interessantes as tuas postagens. Todavia eu gostaria de saber mais detalhes sobre o quanto estas visitas contribuíram. Por exemplo: como tu "aprendeu" os teus alunos? Em que medida essa perspectiva do papel do professor se articula com o teu TCC, por exemplo?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie

FABIANA-UFRGS disse...

Olá professora Nádie.
Sabemos que o diálogo é à base de uma aprendizagem significativa. Por tanto, conhecer o meu aluno e dele ouvir todo e qualquer anseio, curiosidade ou perturbação, me ajuda a entender o que ele já sabe, bem como, o que gostaria de aprender.
Articulando com meu TCC, “aprender o aluno” é fundamental, com isso, oportunizamos momentos de reflexão que favorecem o raciocínio e motivam a aprendizagem significativa, pois o aluno participa da construção do conhecimento e o professor também aprende ao ensinar.
Abraços.

Nadie Christina disse...

Oi querida,

a tua complementação contribuiu muito para entender as implicações entre a teoria e o teu TCC. Mas ainda fiquei com uma dúvida: a teoria de aprendizagem que fundamenta o teu trabalho é a epistemologia genética? Tu citas Becker, Marques e Piaget, mas ao mesmo tempo usa o termo "aprendizagem significativa" (duas vezes na complementação) que remete à Ausubel.
Seguimos....
Grande beijo

FABIANA-UFRGS disse...

Olá professora Nádie.
Cito "aprendizagem significativa" tentando passar a ideia de "aprendizagem expressiva" onde o aluno se envolve no processo e gosta do que faz. Mas não li Ausubel e não pretendia tomar como minha o conceito apresentado por ele.
Sigo lendo e aprendendo.

Obrigada.
Abração.