segunda-feira, 21 de junho de 2010

PROJETO DE APRENDIZAGEM COM OS ALUNOS

Grupos em sala de aula

Grupos no LABIN pesquisando
Iniciei o meu estágio com muita dedicação e responsabilidade. Dentre todas as atividades pensadas e estudadas, o PA – Projeto de Aprendizagem era uma proposta diferente e instigante, tanto para mim quanto para os alunos. É a primeira vez que os alunos trabalham com um projeto de aprendizagem, partindo da curiosidade do aluno.
Na minha arquitetura pedagógica, considerei fundamental o conhecimento do aluno, seu pensamento e contemplei as pesquisas e os registros.
Levei em consideração principalmente o desenvolvimento da pesquisa, avaliei o interesse de cada um em buscar novas descobertas e consequentemente novas aprendizagens. Procurei não induzir, mas questionar a conclusão das respostas, com o objetivo de ensinar a pensar, refletir.
Não foi fácil realizar com os alunos um PA, a maioria se dispersa com muita facilidade, qualquer movimento ou palavra engraçada é motivo para gerar um tremendo tumulto com muitas conversas paralelas.
Alguns alunos também resistem em iniciar a pesquisa no LABIN, e pedem constantemente para jogar os inúmeros jogos disponíveis na internet.
Acredito que o desenvolvimento da pesquisa em relação à busca das respostas se deu de forma lenta, por ser a primeira vez que os alunos realizaram uma pesquisa onde tinham que procuram e registrar ao mesmo tempo.
Mesmo recebendo indicações de sites, os alunos tinham dificuldade em digitá-los, dificuldade essa considerada óbvia, diante de tantas letras, barras, pontos, na escrita do endereço eletrônico.
Alguns grupos, ao buscar algumas respostas, acabaram desencadeando outras dúvidas e buscando novas aprendizagens.
A ideia principal que era despertar no aluno o interesse pela pesquisa, pelo trabalho em grupo com responsabilidade e pela reflexão crítica, foi alcançada.

Relembrando as palavras de Émile Durkheim, no texto “A educação como processo socializador: função homogeneizadora e função diferenciada”, pude refletir sobre as idéias do autor em relação à sociedade e a educação.

Para Durkheim a sociedade é constituída por indivíduos que compartilham valores, crenças e normas coletivas que os mantêm integrados.
Durkheim parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem se não convivesse em sociedade, se não aprendesse hábitos e costumes de acordo com seu meio. E a educação é o meio de socialização, de transformação social, do indivíduo, das novas gerações e dependendo desse desenvolvimento se dará seu reflexo na sociedade.
E finalizando os projetos de aprendizagens realizados, concluo que o mais importante não é somente o resultado final, e sim todo o processo de construção do conhecimento.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

O IMPORTANTE É SER!

De acordo com Piaget: o indivíduo constrói e reconstrói continuamente as estruturas que o tornam cada vez mais apto ao equilíbrio.

Conforme eu tinha combinado com a regente Iara, hoje retornei para concluir os PAs – Projetos de Aprendizagens com os grupos.

Em função de uma reunião com os pais e entrega dos pareceres descritivos dos alunos, a regente ficou envolvida em todo horário. E atendendo a seu pedido, hoje eu planejei e ministrei a aula. Fiquei feliz e os alunos mais ainda, fui recebida com muita alegria e disposição de estudar.

No início da aula a regente conversou com os alunos e explicou que não estaria presente em função da reunião e que aguardaria os pais para conversarem conforme os horários combinados durante a tarde.

Então começamos a aula conversando sobre o que tinham aprendido no início da semana (“centenas” era a novidade), e sobre tudo que dialogamos ao longo do meu estágio. Percebi que os alunos estão construindo significativamente seus conhecimentos. A escrita deles se dá de forma mais correta, a organização no caderno permaneceu, e o que mais me chamou atenção foi o interesse em me apresentar o caderno, demonstrando o quanto as minhas dicas foram significativas.

Realizamos atividades de fixação de números pares, ímpares, crescentes, decrescentes, antecessor, sucessor, adição e subtração.

Nos últimos períodos tínhamos horário reservado no LABIN, onde os alunos concluíram os seus PAs, como sujeitos ativos na construção do conhecimento.

Eu não participei da reunião com os pais, só participei da descrição dos pareceres de cada aluno, antes realizada com os professores e a direção. E o que é mais gratificante ainda, é ouvir de uma mãe, que adorou as atividades realizadas no estágio, em especial a última na sexta-feira, sobre a família, onde enfatizei o valor de cada uma.

“O importante é não estar aqui ou ali, mas SER. E ser é uma ciência feita de pequenas e grandes observações do cotidiano dentro e fora da pessoa. Quando não executamos essas observações, não chegamos a ser; apenas estamos desaparecendo”. Carlos Drummond de Andrade

domingo, 13 de junho de 2010

APRENDIZAGEM CONSTANTE


REFLEXÃO DA ÚLTIMA SEMANA
Concluí meu estágio deixando e levando grandes aprendizagens.
Mas...
De acordo com as palavras da autora Ângela B. Kleiman no texto “Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola” (2006), a escola de modo geral não se preocupa com o letramento social e sim apenas com um tipo de letramento, a alfabetização, porque direciona seu trabalho simplesmente para o método de obtenção de códigos alfabéticos, numéricos, esses por muito tempo foram suficientes para diferenciar o alfabetizado do analfabeto.
A escola ainda segue um modelo padrão de ensino e não leva em consideração o letramento social, adquirido com a família, a sociedade, eliminando assim o processo natural de desenvolvimento do ser humano.
Essa prática social que tem início a partir do momento que a criança começa interagir com seu mundo, no seu cotidiano, através de personagens nos livros, marcas de produtos, placas, TV, dentre outros, muito antes de entrar na escola, é fundamental para a construção do seu conhecimento e não podemos ignorar isso.
Segundo Kleiman (2007), o letramento não é limitado à escola, é uma situação de quem não apenas sabe ler e escrever, mas exerce as práticas sociais que usam a escrita. É essencial que a escola compreenda a importância da leitura para a formação de um cidadão crítico, responsável e participativo na sociedade.
Sendo assim, busquei considerar todas as práticas que envolvem a leitura e a escrita, num processo de aprendizagem, abandonando os métodos de aprendizado repetitivo, baseados na descontextualização.


Sei que não vou mudar o mundo sozinha, mas sei também que fiz a minha parte.


quinta-feira, 10 de junho de 2010

NONA SEMANA

Esta não será a última semana, mas a primeira de muitas... novas aprendizagens e muitas construções ainda virão!
Fiquei muito surpresa com a facilidade dos alunos na aprendizagem sobre plural, singular, diminutivo e aumentativo.
Não houve um aluno sequer que disse não ter entendido e todos realizaram as atividades com muita atenção e facilidade.
Mais uma aula com todos os objetivos propostos alcançados.
Hoje também relembrei algumas das minhas atividades, uma delas salientava a importância do educador como mediador da cultura e dos saberes escolares. Considerando o saber docente como um saber social, com objetivos sociais que evoluem com o tempo e se condicionam as mudanças sociais.

O ensino é uma atividade humana, um trabalho interativo, ou seja, um trabalho baseado em interações entre as pessoas. Concretamente, ensinar é desencadear um programa de interações com um grupo de alunos, a fim de atingir determinados objetivos educativos relativos à aprendizagem de conhecimentos e à socialização. (TARDIF, Maurice. O trabalho docente, a pedagogia e o ensino. Cap. 3. p. 112 – 149.)

E concordando com Tardif, acredito que ainda buscamos na prática o que na teoria é tão evidente.
É fundamental para mim educadora, construir no cotidiano, relações de socialização.
Levando sempre em consideração a interação aluno/professor percebendo as emoções, os temores, as alegrias, bem como os bloqueios manifestados pelos alunos, a maneira de aprender de cada aluno, suas dificuldades e satisfações.
Como exemplo do meu cotidiano, posso citar o tempo de aprendizagem de cada aluno.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

REALIZAÇÕES

A semana de aula foi pequena, mas com grande significado e realizações. Respeitando o tempo de cada um, percebi que houve progresso nas atividades dos alunos, alguns não conseguiam classificar os pares e ímpares. Outros, antes não tinham muito interesse pela busca de novas informações.
Na atividade do PA- Projeto de Aprendizagem, percebi o quanto é importante reincantar os alunos para construir novas aprendizagens. Alguns são muito acomodados, outros se acham detentores do saber e isso basta.
Procuro levar em consideração o que o aluno já sabe e relacionar com o saber escolar, pensando a realidade de cada um.
Desde o início do meu estágio até agora, a turma teve um crescimento considerável (um salto, conforme as palavras da regente).
Os alunos não tinham noção de espaço na utilização do caderno, não sabiam quando e se podiam virar a página ou usar outra linha. As perguntas eram frequentes sobre quando poderiam usar outra folha. Hoje isso não acontece mais, já sabem que devem iniciar uma frase com letra maiúscula, nomes de pessoas ou cidades. Usam o ponto final no final de cada frase.
Tenho apenas um aluno que ainda demonstra certa dificuldade na escrita, acredito que isso também aconteça porque ele tem problema na fala. Esse aluno tem acompanhamento na APAE, e faz reforço no turno inverso, uma vez por semana, mas sei que ele é capaz e logo estará acompanhando os demais colegas da turma, no mesmo ritmo.
Estou quase terminando o meu estágio e posso afirmar que concretizei muitos planejamentos com sucesso.