domingo, 30 de maio de 2010

SÉTIMA SEMANA - RETA FINAL


A cada semana que passa percebo melhor o processo de construção de cada aluno. Cada um com suas particularidades e exigindo uma motivação diferente na aprendizagem. Alguns na matemática com o raciocínio mais lento. Outros na escrita, necessitando um estimulo na reflexão, na maneira de ler e escrever tal palavra, letra inicial e final.
É instigante conviver com os alunos no espaço escolar e fora dele, percebendo como reagem claramente as situações do bem e do mal, impulsionados pelos diálogos que realizamos no cotidiano sobre diferentes assuntos.

domingo, 23 de maio de 2010

Reflexão da 6ª semana de estágio

Cada semana que passa me sinto mais segura para planejar as aulas, atividades, e essa segurança reflete na aprendizagem do aluno.
Como educadora, procuro refletir sobre todas as mudanças que se fazem necessárias para que façamos da intenção à ação de tornar a escola mais humana, mais justa e mais acolhedora para quem nela busca sua formação como um bom cidadão.
Acredito que quando o educador oferece diferentes atividades, consegue conhecer melhor seu aluno, suas capacidades e dificuldades, podendo compreendê-lo e ajudá-lo.
Levo sempre em consideração a avaliação além do aspecto cognitivo, sendo necessário considerar o lado emocional, cultural, ou seja, partir do conhecimento prévio do aluno, buscando a formação integral do aluno.
A minha prática pedagógica está caracteriza como uma prática social. São momentos de desenvolvimento da criatividade, socialização com o próximo, raciocínio, respeito mútuo.
Procuro no cotidiano através das atividades e diálogos deixar claro que somente através da educação, conseguiremos alcançar o mundo que tanto desejamos. E para que isso aconteça é necessário que cada um faça sua parte, contribuindo, melhorando suas ações e consequentemente o mundo que vivemos.

“Parto da premissa de que nossa sociedade reproduz as desigualdades ao longo dos séculos com ampla participação da população, quer intencional, quer inconscientemente, seja através de ações discriminatórias ou da omissão frente às práticas discriminatórias. Dessa forma, uma reflexão sobre nossos próprios valores, crenças condutas é fundamental para entendermos as desigualdades raciais na sociedade brasileira”. (BENTO, 1998, p.7)

sábado, 22 de maio de 2010

Plano de Atividades

Minhas intenções

Dados de Identificação

Escola Municipal de Ensino Fundamental José Felipe Schaeffer

Ensino Fundamental: 9 anos

Turma: 2º ano C Ano: 2010

Regente: Iara Dimer Maggi Scheffer

Número de alunos: 22


Metodologia
O método para desenvolver a arquitetura pedagógica será o de observação e análises. Seguindo uma estrutura de problematizar e pesquisar. Em atividades que permitam a construção coletiva de conhecimentos, fundamentados no diálogo, respeito, onde o educador também aprende ao ensinar.

Na troca de informações, oportunizando para o aluno, a responsabilidade da autoria do seu texto, assumindo o papel do sujeito ativo. Sugerimos a construção de um blog coletivo, onde os alunos poderão ter acesso a outras perguntas, podendo assim sanar as dúvidas e confirmarem as certezas.

Objetivos
Oportunizar situações de socialização e aprendizagens significativas aos alunos, auxiliando o desenvolvimento afetivo e cognitivo, aperfeiçoando a expressão oral, escrita e raciocínio lógico.

Desenvolver a sensibilidade, a memória e a imaginação, incentivando a busca do conhecimento para fazer sua própria leitura do mundo.

Desenvolver a autonomia, objetivando a formação de um cidadão crítico, responsável e atuante na sociedade.

Justificativa
Desenvolver no aluno competências e habilidades que contribuam para a construção do seu conhecimento de forma eficaz, expandindo no universo cultural de forma crítica e consciente.


"Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não poder ser neutro, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo. Não posso ser professor a favor de quem quer que seja e a favor de não importa o quê.” (FREIRE, 1998, p.115)

De acordo com Paulo Freire, o educador deve ministrar as atividades propostas em conjunto com os alunos, através do diálogo, respeitando as diferenças.


Avaliação
A avaliação é diária e contínua. Sendo a observação o critério fundamental, onde se percebe o desenvolvimento de cada aluno.




quinta-feira, 20 de maio de 2010

5º Semana muito significativa

REFLEXÃO DA SEMANA

Esta semana senti a necessidade de conversar e questionar mais do que nas outras sobre o respeito ao colega e aos professores.
Às vezes tenho a impressão que alguns pais transferem a total responsabilidade da educação do filho para o professor. Ficando assim a culpa por qualquer acontecimento, do professor.
Concordando com Paulo Freire e suas concepções de diálogo, realidade, leitura do mundo, diariamente conversamos sobre as boas maneiras com os colegas, professores, família, e as curiosidades que surgem. Citamos alguns acontecimentos na fila do lanche, na entrada e saída da aula, na maneira de expressar os sentimentos, no respeito ao outro.
Meu objetivo principal é fazer o aluno pensar, através do diálogo, da reflexão.
Nesta semana muito se falou sobre diferenças físicas e os sentimentos das pessoas em relação ao comportamento agressivo entre os alunos – Bullying, apelidos indesejados e maldosos.
Nas atividades propostas, em grupo ou individual, procuro avaliar constantemente se o aluno foi capaz de realizar com facilidade ou não, se precisou de ajuda ou tentou resolver sozinho, mesmo que tenha errado algo.
Estou muito satisfeita com a minha turma, mas ainda não atingi todos os meus objetivos em relação à autonomia do aluno e o respeito ao outro.
De acordo com os estágios de Piaget, os alunos se encontram no Operatório-Concreto (7 a 11 anos), ainda depende do mundo concreto para chegar à abstração.
É um processo de construção, e o mais importante é que estamos no caminho certo!

segunda-feira, 3 de maio de 2010

REFLEXÃO

O momento do “Estágio” é uma oportunidade significativa. Estou sempre focando as necessidades dos alunos que acompanho. Algumas vezes percebo que não sou bem compreendida por pessoas que acompanham meu desenvolvimento, mas tenho plena consciência de que a minha prática está adequada a realidade dos meus alunos. Diante do processo de construção do conhecimento, procuro propiciar atividades diversificadas.
Questionando e desafiando o aluno em todos os momentos, procuro desenvolver momentos de reflexão, buscando a formação de um cidadão crítico, responsável e atuante na sociedade.